6 de agosto de 2008

E-LEARNING X BLENDED LEARNING

Definições


E-Learning

Através do Wikpédia encontramos a seguinte definição:
O termo e-Learning é fruto de uma combinação ocorrida entre o ensino com auxílio da tecnologia e a educação a distância. Ambas modalidades convergiram para a educação on-line e para o treinamento baseado em Web, que ao final resultou no e-Learning.
O e-learning não pode ser visto apenas como um meio de aprendizado tecnologicamente sofisticado; e sim como uma ferramenta de reforço do aprendizado, já que a tecnologia em muito contribui para tornar mais atraente e facilitadora nos processos de busca da informação. Muitos (comodistas e pessimistas quanto aos métodos da web 2.0) acham que a metodologia é uma parafernália de ilustrações, e designer arrojado. Mas devemos nos lembrar o que Gardner nos ensinou sobre as inteligências múltiplas e sobre os processos de aprendizagem colaborativa, deixados como ensinamento para toda vida, por Piaget. O e-learning possui uma integração de profissionais que o formatam para facilitar os processos de aprendizagem, podemos caracterizar esses pilares da seguinte maneira:




Fonte: http://portal.webaula.com.br/entenda_pilares.aspx?sm=pilares


Projetos de e-learning requerem ainda a participação de uma equipe multidisciplinar onde os clientes possam ter suporte de profissionais na área de tecnologia educacional, a exemplo, pedagogos, conteudistas, designers instrucionais, revisores, coordenadores de equipe, web designers, webmasters, equipe de gerência e administração de projetos, ilustradores, programadores e analistas.



A interatividade disponibilizada pelas redes de Internet, intranet, e pelos ambientes de gestão, onde se situa o e-learning, segundo a corrente sócio-interacionista, passa a ser encarada como um meio de comunicação entre aprendizes, orientadores e estes com o meio. Partindo dessa premissa, é capaz de proporcionar interação nos seguintes níveis:
Aprendiz/Orientador;
Aprendiz/Conteúdo;
Aprendiz/Aprendiz;
Aprendiz/Ambiente.


Devemos nos lembrar que e-learning não é nenhuma novidade, sendo utilizado há muitos anos. Algumas das definições sobre e-learning passam despercebido o fato de que desde a década de 80 as empresas brasileiras estão utilizando softwares, seja em disquetes ou CD-ROM para treinar seus funcionários. Então, ao contrário do que muitos racionalizam e criticam a metodologia, esse foi um dos processos que mais evoluíram na pedagogia empresarial para atender o cenário competitivo e globalizado.


Mas então, qual a diferença do e-learning e do blended learning?


A diferença básica está na metodologia didática e mediática. O e-learning utiliza-se apenas da tecnologia para representar o conhecimento a ser transmitido, todo conteúdo do treinamento ou curso fica disponível aos aprendizes; enquanto o blended utiliza-se da tecnologia e mixa a transferência do aprendizado ofertando a possibilidade da interação presencial dos aprendizes. Então, os aprendizes utilizam a tecnologia - seja ela qual for - e conta também com treinamentos ou momentos presenciais com o tutor/professor.


BLENDED LEARNING



Formação Mista (Blended Learning) é a combinação de multíplas abordagens á aprendizagem. A Formação Mista pode ser implementada através da utilização de ambientes mistos em que conjuga o ambiente virtual e o presencial. Um exemplo típico consiste na combinação de conteúdos digitais de acesso a distância com sessões presenciais, utilizados como ambiente de aprendizagem.No seu significado restrito, a Formação Mista (blended learning) ocorre sempre que um Formador (eTutor) combine os dois métodos presencial e a distância, no processo de aprendizagem.



Fontes:


http://www.mxstudio.com.br/dreamweaver/isso_e_e_learning__sera


http://www.guiarh.com.br/y58.htm


http://portal.webaula.com.br/entenda_evolmundo.aspx?sm=evolmundo


http://pt.wikipedia.org/wiki/E-learning

http://www.etutors-portal.net/portal-contents-pt-pt/blended-pt-pt








Nenhum comentário:

Postar um comentário