9 de agosto de 2008

Treinamento Corporativo a Distância

Assim como os cursos ministrados on-line, o treinamento a distância dentro das organizações requerem planejamento, motivação por parte dos integrantes do processo, visão sistêmica ampliada e atualizada na formatação dos conteúdos, conhecimento geral sobre a organização a qual pertence os treinandos, integração de vários setores para a formulação das estratégias de aprendizagem, e domínio das tecnologias que serão empregadas para o desenvolvimento dos projetos.
Um projeto de ead mediado por computadores dentro das organizações possuem visíveis resultados positivos, pois é capaz de maximizar o tempo de treinamento, utilizar recursos que muitas vezes no formato presencial não é possível, integrar colaboradores de diversas partes do mundo onde a empresa tiver filiais, ter custo reduzido, e proporcionar flexibilidade e autonomia nos estudos de seus colaboradores.
Mas todo o processo deve ser muito bem planejado, não adianta achar que um e-learning irá resolver o problema produtivo da organização, se as pessoas não tiverem comprometidas com a empresa, se a liderança não souber conduzir seus liderados, se a organização não respeitar os colaboradores como Seres, se as estratégias de remuneração não estiverem alinhadas com a realidade do mercado, etc. É muito fácil as organizações justificarem seus fracassos produtivos e comerciais, julgando o fracasso de um treinamento. Dizerem que não deveriam ter gasto tanto em um projeto de desenvolvimento. Sabemos que uma organização não é composta somente de um departamento e sim da integração de todos, e que é através do todo, que o resultado operacional se concretiza.
Antes de mais nada é necessário se perguntar:
  • A empresa está preparada para essa implantação?
  • Os funcionários, que inicialmente serão treinados, estão realmente comprometidos a ponto de valer a pena o investimento?
  • A gerência quer a concretização e acredita na metodologia a ser implantada?
  • Os treinamentos passarão a ser prioritariamente virtuais, ou será de forma mista?
  • A empresa está no momento financeiro apropriado para a implantação?
  • Os profissionais que trabalharão na implantação são especializados: conhecem a empresa e sua estratégia?, sabem quais objetivos a serem atingidos?, dominam técnicas computacionais?, entendem de designer instrucional?
  • Como está a pesquisa de clima da empresa?

Alguns podem achar irrelevantes tais questionamentos, mas esses são apenas alguns dos pontos que trarão resultados significantes para a implantação do projeto.

E vocês, o que pensam sobre isso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário