18 de setembro de 2008

CINEMANDO - Explorando: O DIABO VESTE PRADA



Parece “batido” trabalhar esse filme, porém ele retrata aspectos realistas e polêmicos.

Exemplos de temas que podem ser abordados:

1- Imagem Pessoal
2- Processos de Seleção
3- O Primeiro Emprego
4- Integração de novos funcionários
5- Planejamento de Carreira
6- Administração do Tempo
7- Gerenciamento de Conflitos
8- Liderança: questões entre poder, autoridade e liderados.
9- Cultura Organizacional: a influência do clima nas organizações
10- Feedback
11- Relações Interpessoais
12- Valorização do Luxo X Supérfluo
13- Diferenças Sociais
14- Segurança da Informação: quebra de sigilo
15- Redes sociais
16- Aspectos Legais do Trabalho

Como explorar um tema?

Ao iniciar a exploração de um tema, é preciso fazer uma análise do conteúdo da aula ou treinamento que esteja abordando no momento. A utilização da cena de um filme, é justamente para fixar uma idéia, promover um debate, criar novas perspectivas dentro de um contexto já apreendido.

Vamos escolher um dos temas para desenvolver um conteúdo...

Cenário: Vamos supor que você está ministrando um treinamento/aula sobre Relacionamento Interpessoal, e queira abordar aspectos sobre a fofoca, a competitividade. Seu público-alvo, aqui, será uma equipe de vendas.

Agora vamos escolher as cenas que irão compor o filme:


- Cena em que Emily fala mal de Andréa para outra colaboradora
- Cena em que Emily concorda com Miranda, quando esta fala de Andréa
- Cena em que Emily dá instruções erradas à Andréa, quando ela foi entregar o diário de Miranda em sua residência.

Com as cenas montadas, é hora de construirmos o planejamento da aula:

1º Analise seu público-alvo e os objetivos do treinamento/aula



2º Verifique quais são as melhores estratégias para atingir esses objetivos

Exemplo de estratégia didática:

1º Se eu fosse você.....

Essa é uma técnica de empatia, colocar-se no lugar do outro. Você já criou o cenário ao apresentar as cenas. Agora você pode pedir aos treinandos que escolham um personagem e digam o que fariam em seu lugar.

2º Continue a cena

Em qualquer momento das cenas que escolheu, você poderá parar o filme, STOP, e os treinando deverão prosseguir agindo como se fosse um dia de trabalho normal.

3º Debate

Após a exposição das cenas, dê alguns minutos de reflexão aos treinandos e peça-lhes que formem grupos. Esses grupos irão discutir suas opiniões, comentar os fatos e identificar a cena com algum fato presenciado no ambiente de trabalho. Cada grupo deverá apresentar suas considerações aos demais.

Para esquentar um pouco mais o debate; poderá propor um júri, que julgará quem é o grupo correto, e depois é só inverter.

4º Refaça a cena

Após uma sessão de brainstorm, onde todos poderão apresentar soluções aos aspectos negativos apontados, você poderá propor que os treinandos que apresentaram soluções semelhantes formem um grupo e refaçam a cena de acordo com as idéias sugeridas.

Ao final, é importante “amarrar” todos os aspectos apreendidos.

Por exemplo, digamos que no debate foi levantado aspectos como: “roubo” de clientes entre os vendedores, ou difamação de um concorrente durante uma abordagem de vendas. À partir desses relatos você terá condições de estruturar treinamentos futuros, finalizar com as soluções que os próprios apontaram, etc.

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