3 de setembro de 2008

Procedimentos Importantes para Utilização de Filmes

Para quem está iniciando a metodologia de utilização de filmes em treinamentos e em sala de aula, é importante atentar-se à alguns pontos:
  • A escolha do filme deve sempre estar ligada ao tema e conteúdo do treinamento ou aula a ser ministrada;

  • Atentar-se aos dados do filme: censura, época, cenas, atores, diretores, opinião crítica dos especialistas (As opiniões críticas poderão ser encontradas em sites especializados em cinema).

  • Ao assistir um filme inteiro, as pessoas costumam associar o momento ao lazer, é sempre interessante escolher cenas do filme para exposição. Assim você poderá ter foco nos objetivos pedagógicos.

  • Passar filme por passar, ou simplesmente para matar o tempo de um treinamento ou aula, não é uma boa técnica, e os aprendizes percebem isso. Portanto, ao selecionar as cenas, sempre proponha atividades ligadas a ela: proponha estudos de caso, encenação de continuidade da cena assistida, debates, quiz, elaboração de redação, técnicas de narração do filme; etc. O trabalho em grupo, para essas situações, torna-se mais produtivo, e colabora para o desenvolvimento de competências como: criatividade, saber lidar com situações inusitadas, aceitação de opiniões alheias, gerenciamento de conflitos, liderança, entre muitas outras.

  • O seu papel como moderador do grupo, é justamente esse: moderar; sendo assim, não imponha suas opiniões, concilie o grupo quando necessário, utilize técnicas de feedback baseada nos aspectos demonstrados pelo grupo - quando possível, faça com que os próprios aprendizes façam as avaliações.

Uma técnica que utilizo, e sempre surpreende, é interromper o filme, no momento que você achar oportuno; e fazer com que os aprendizes completem a cena com situações que eles vivenciem com freqüência; seja na família, seja na escola, ou no ambiente corporativo. Essa técnica faz descontrair, cria impacto ao proporcionar uma atitude ativa dos que antes estavam passivos frente à TV, proporciona uma vivência e ligação com a realidade, e ainda desperta o senso crítico.

Não deixe de comentar, até o próximo Cinemando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário