5 de novembro de 2008

Notícias e Comentários

Notícia 1:

Ministro da Educação, Fernando Haddad, participou como convidado especial da 3ª Sessão Especial do Parlamento do Mercosul. Ao proferir sobre a educação, apontou que a crise financeira deve ser enfrentada com investimentos na Educação. Utilizando chavões que todos nós conhecemos como:

- O continente tem um déficit educacional bastante expressivo. No Brasil ele é mais acentuado.

- Trata-se de um investimento que pode e deve continuar sendo feito.

Fonte: http://jbonline.terra.com.br/extra/2008/11/04/e041119081.html



Comentário:

É impressionante quantas pessoas, do palarmento, do ministério, do senado, etc.; sabem da real necessidade, e no entanto nada é feito. Podemos verificar um show de falácia sem ações concretas. As palavras são utilizadas para proferir algo que todos estão cientes e não se trabalha em torno das questões apontadas.

Notícia 2:
Evento na UERJ debate sobre os desafios na Educação
Entre hoje até o dia 07/11, a UERJ recebe a XIII Semana da Educação.
Tema: "Educação, Formação e Sociedade: desafios contemporâneos"
Para conferir a programação, acesse: http://www.educacao.uerj.br/SemanaEducacao2008/index.html


Notícia 3:
Ontem, na Câmara, os oposicionistas do Governo mantiveram posição contrária do projeto de criação de novos cargos e aumento dos servidores públicos. Alegando a crise financeira internacional e o alto custo do projeto.
O projeto prevê a criação de 2.800 cargos de professor da carreira de magistério superior, 5.000 cargos técnicos-administrativos, e 600 funções de confiança para serem distribuídas em instituições federais do ensino.


Comentário:
Analisando a 1ª e a 3ª notícias, podemos observar que a Educação no Brasil está entre apelos e rixas políticas; que os novos desafios - tema do evento realizado pela UERJ, está em primeiro lugar na mudança da visão governamental quanto às questões envolvendo a Educação. Como disse, não adianta saber onde está o gap, e ter ações como essas apontadas na notícia do veto ao plano de expansão de cargos. Aí vem o governador de São Paulo, disponibilizando e-mails "gratuítos" aos professores e alunos - quanta ironia!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário