Anunciado oficialmente na semana passada, um projeto internacional irá produzir um manual de gestão de ativos de Propriedade Intelectual para universidades. O projeto Pila, criado pela Universidade de Alicante, na Espanha, reúne instituições de ensino da Europa e da América Latina, além de organismos como o INPI e o Escritório Europeu de Patentes (EPO).
O objetivo é ampliar a troca de informações entre os participantes e criar o manual que irá orientar as universidades sobre a proteção de seus ativos intangíveis e a conseqüente gestão de marcas e patentes. O projeto conta com financiamento da Comissão Européia e faz parte de um programa maior para promover a cooperação entre a Europa e a América Latina nas áreas de ensino superior e treinamento.
No Brasil, o projeto foi apresentado nos dias 19 e 20 de janeiro, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que é a única instituição de ensino brasileira no programa. No total, há 18 universidades latino-americanas e quatro européias. Elas serão responsáveis pela produção do manual, que ainda passará pelo crivo dos escritórios nacionais de Propriedade Intelectual participantes, como o INPI.
No caso do INPI, especificamente, a cooperação com a Universidade de Alicante deverá produzir outros resultados, como o ensino à distância de temas ligados à Propriedade Intelectual, já que a Autarquia possui um Mestrado nesta área.
Fonte: Site do INPI
Nenhum comentário:
Postar um comentário