10 de fevereiro de 2009

Projeto internacional irá criar manual de gestão de Propriedade Intelectual


Anunciado oficialmente na semana passada, um projeto internacional irá produzir um manual de gestão de ativos de Propriedade Intelectual para universidades. O projeto Pila, criado pela Universidade de Alicante, na Espanha, reúne instituições de ensino da Europa e da América Latina, além de organismos como o INPI e o Escritório Europeu de Patentes (EPO).

O objetivo é ampliar a troca de informações entre os participantes e criar o manual que irá orientar as universidades sobre a proteção de seus ativos intangíveis e a conseqüente gestão de marcas e patentes. O projeto conta com financiamento da Comissão Européia e faz parte de um programa maior para promover a cooperação entre a Europa e a América Latina nas áreas de ensino superior e treinamento.

No Brasil, o projeto foi apresentado nos dias 19 e 20 de janeiro, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que é a única instituição de ensino brasileira no programa. No total, há 18 universidades latino-americanas e quatro européias. Elas serão responsáveis pela produção do manual, que ainda passará pelo crivo dos escritórios nacionais de Propriedade Intelectual participantes, como o INPI.

No caso do INPI, especificamente, a cooperação com a Universidade de Alicante deverá produzir outros resultados, como o ensino à distância de temas ligados à Propriedade Intelectual, já que a Autarquia possui um Mestrado nesta área.
Fonte: Site do INPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário