15 de abril de 2009

Gestão 2.0: A liderança à Distância



No dia 12 deste mês, Jorge Carvalho (no Blog da HSM), incluiu uma notícia muito relevante, que propõe indícios sobre a gestão do futuro.




Google Moderator é um projeto interno, onde os fundadores da Google fazem uma reunião corporativa que é transmitida para diversos funcionários ao redor do mundo. Ao final da reunião, é aberto um espaço para perguntas e respostas.




Com o Google Moderator, os funcionários postam suas perguntas, comentam a pergunta uns dos outros e ainda votam para aquelas que acreditam ser mais pertinentes.




Esse é apenas um dos relatos sobre a utilização das tecnologias comunicacionais apoiando as gestões empresariais. Em 2007 realizei uma pesquisa sobre o Magazine Luiza, lá eles utilizam o que chamamos de teleconferência, no início da semana, quando Luiza Trajano e a alta gerência relatam indicadores, incentivam a produtividade, felicitam os aniversariantes do grupo, entre outros assuntos relevantes da corporação.




É a tecnologia apoiando a gestão não apenas no processo, mas na integração dos funcionários e na melhoria da comunicação interna.
Link para o post: BLOG HSM
_____&_____

2 comentários:

  1. Cris, adorei o post. É importante a gente conhecer estas formas de comunicação virtual e troca de informações, para vislumbrar o que pode ser um sistema para as escolas no futuro. Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Michel,

    Esses são apenas alguns cases de empresas que através da gestão fazem a diferença.

    As instituições educacionais e suas gestões precisam conscientizar-se que vivemos na Era Tecnológica, e não há como colocar uma venda nos olhos. Para evoluir os processos é preciso que as direções encontrem novos paradigmas, e não fiquem presas aos velhos.

    Abs.

    ResponderExcluir