4 de abril de 2009

Apresentações Mais Interessantes

É, tirei esses dias para acompanhar algumas postagens, e fiquei surpresa com a quantidade de temas interessantes.


Estava bisbilhotando o blog Oficina Pedagógica Norte 1
e encontrei o post: Apresentações Mais Interessantes, postado por Michel Assali.

Achei muito conveniente o tema, pois encontramos no dia-a-dia educacional e corporativo, grande dificuldade em explanar nossas idéias de forma que empolgue os visualizadores das mensagens que queremos transmitir.




Refiro-me ao meio "corporativo" também; pois sou da área de treinamento, e com freqüência encontramos profissionais com extrema dificuldade em organizar suas apresentações.

Essa semana, na quinta-feira, eu participei de uma palestra da Educartis, que tratava sobre links externos em apresentações. A Eloísa, palestrante da Educartis, nos deu uma aula de animação em PPT; orientou-nos sobre o uso da informação através da inserção de objetos; e na próxima quinta-feira (09/04), terá uma palestra sobre Tipografia: forma e estrutura do texto - baseado no podcast.

Frente às novas tecnologias, temos que assumir uma postura ativa de sempre buscarmos atualização para nossas práticas; a utilização de um programa de apresentação, seja o Power Point, ou outro qualquer, deve ser sempre orientado aos receptores da informação que queremos transmitir. Assim, não devemos incrementar com figuras exageradas, animações sem propósitos, letras obscuras e ilegíveis.

Repassando pelo meu próprio blog, fiquei assustada com algumas técnicas que utilizei para escrever alguns posts, ficaram horríveis....rsrsrs. Ainda bem que somos eternos aprendizes e sempre podemos, através do conhecimento, melhorar nossas práticas.

Quando o assunto é educacional, seja na educação formal ou organização, a situação torna-se ainda mais urgente: é preciso que tenhamos a consciência de que não são figuras, infográficos, etc que nos tornarão melhores professores, melhores gerentes, melhores instrutores. Os recursos audiovisuais devem ser utilizados sempre como apoio, um meio e não um fim.

Bem, não vou me alongar mais sobre o tema, pois ele é muito complexo. Irei ministrar um curso para professores, e disponibilizarei para vocês a wiki sobre esse tema.

Acompanhem também os próximos posts, pois durante essa semana irei resumir minha participação nas palestras da Educartis.


Quem quiser participar da palestra, promovida pela Educartis - dia 09/04 às 09:00, é só clicar na figura abaixo e fazer a inscrição.


Um comentário:

  1. É isso aí, Cris. As apresentações em powerpoint devem ser mediadas com fluência e menos pirotecnia. No powerpoint, "menos é mais", ou seja, quanto mais simples melhor. Já escrevi um post sobre um interessante recurso de arrastar objetos na tela do powerpoint e aumentar a interatividade das apresentações: http://webdigitaleducator.blogspot.com/2009/03/magic-powerpoint-dragn-drop-macro.html
    Um abraço

    ResponderExcluir