3 de abril de 2009

Memorização de Textos



Faço parte do grupo Blogs Educativos, e recebi por e-mail o post do professor Michel, indicando seu blog. Então, fui lá conhecê-lo.
Achei muito legal a interação e os diversos comentários nos posts escritos pelo professor. O melhor é que ele responde a todos.
Um post, em especial me chamou atenção: Como ler um texto... e não esquecer tão cedo; tanto pelas dicas, quanto pelos comentários. Acabei refletindo sobre meu próprio processo de compreensão e memorização, e sobre alguns aspectos que a psicologia traça sobre a aprendizagem.

Todos nós sabemos que memorizar (decorar) textos pode ser útil para um momento específico de nossas vidas (provas, testes, congressos, etc), mas que deve ser uma técnica utilizada com muito cuidado. Devemos nos lembrar que decorar não é saber; então, como nos diz a Filosofia: para saber é preciso buscar a raíz. Melhor do que decorar é saber do que trata um texto.


Podemos observar, pela fala dos autores dos comentários, que cada um possui um processo de aprendizado próprio, não há uma fórmula pronta para todos... há dicas que podem ser úteis para que possamos aprimorar nossas práticas, mas devemos muito levar em consideração nosso ritmo e modo de completar os ciclos de aprendizagem.


Alguns de meus alunos, também são como o Rômulo, pertencentes à Geração Y; preferem um "sonzinho" enquanto lêem.

Existe inúmeras maneiras de conseguir melhores resultados nos estudos: pesquisa, leitura, alimentação, etc. Recentemente eu estava pesquisando sobre Neuróbica, pois uma amiga havia recebido do seu professor de pós, um texto sobre o tema. Eu achei muito interessante, pois vai além do memorizar; é criar um hábito saudável, assim como cuidamos do nosso corpo, devemos cuidar do nosso espírito e cérebro.


Para contribuir um pouco mais com a grande ajuda do professor Michel, incluo aqui, outros links interessantes para quem quer se aprofundar no assunto.

http://www.projetosaber.com/memorizacao1.htm

http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/default.asp?cat=0009&ast=0117

http://blogs.abril.com.br/aprender/2008/09/ajude-seu-cerebro-fixar-que-aprende.html

http://super.abril.com.br/revista/240a/materia_especial_261502.shtml?pagina=1

Obrigada Michel pela contribuição, muita força, e parabéns pelo blog.




Um comentário:

  1. Eu que agradeço, Cris. É incrível que os novos paradigmas fazem a gente reformular tudo o que já achávamos que sabíamos sobre um assunto. Por exemplo, eu sempre aprendi que a melhor forma de ler é em silêncio, sem estímulos externos. Pessoas como o Rômulo (gostei da geração Y!) me fazem ver a coisa de forma diferente. É enriquecedor e também causa um frio na barriga tanta heterogeneidade. Mas é este o desafio. Vou ver os teus links amanhã. Obrigado pelo carinho. Um abraço

    ResponderExcluir