30 de março de 2009

Virtual Worlds 2009

No dia 28/03/2009 estive presente no Virtual Worlds 2009 realizado no Second Life, onde tivemos a honra de ter entre os organizadores do evento o nosso querido professor João Mattar (Vice-Chair do evento), representado pelo seu avatar: Erectus Amant.




Logo pela manhã, o evento contou com a presença de representantes portugueses da Universidade de Aveiro; e às 12hs(horário real de Brasília) iniciou-se o painel em língua portuguesa dos representantes de instituições brasileiras.



Primeira parte: o criador da ilha do vestibular, Maurício Garcia, discursou sobre a idéia, criação e implementação da ilha; abordou sobre os números de acesso ao SL, que explodiu no 2° semestre de 2007 e caiu em 2008. Agora, em 2009 o SL está se transformando. Falou sobre a importância de se criar uma metodologia de ensino própria para EAD, e o desafio da construção de objetos da aprendizagem.


Segunda parte: apresentação dos professores do Sebrae falando sobre como o Sebrae iniciou suas atividades e ampliou-a. Apresentou dados de visitas, que segundo o Empreendedor Mighty chega à 1000 visitas mensais, superando algumas agências do Sebrae em determinadas regiões do Brasil.


Terceira parte: Apresentação do prof° Mattar sobre o ABC da EAD. Curso do SL pela Pearson.


Mattar comentou sobre a sua experiência, durante as 3 edições do curso. A diferença de cada edição e seus participantes. Lembrou ainda que na terceira edição houve a exploração de outras ferramentas além do SL; mas ao que parece não foi criada a sensação de grupo. Segundo as percepções do Mattar, talvez por deixar o SL para o final do curso, em dezembro, alguns alunos não puderam participar ativamente das atividades. E também o fato de ser síncrona, o que dificulta um pouco para certas pessoas. Defendeu o uso do SL na educação, justamente por agregar várias ferramentas e proporcionar melhor interatividade entre os participantes.


Quarta parte: apresentação da Unisinos. Professora Eliane. Juntamente com a professora Eliane, a Helena falou sobre o seu projeto de Mestrado que envolveu a criação de parte da Ilha da Unisinos. http://www.youtube.com/watch?v=vB6EfHXomE8 e http://www.youtube.com/watch?v=dcNj_zkHqrc



Quinta parte: Bradesco e USP: Cidade do Conhecimento. Gilson Schwartz falou sobre o envolvimento do Bradesco com o Second Life e o projeto Cidade do Conhecimento da USP. http://www.cidade.usp.br/. Projeto ideal:http://www.pro-ideal.eu e http://pro-ideal-project.blogspot.com/.


Sexta Parte: Mesa Redonda
JoaoDiogo Sideways (SL), João Lima (RL): da universidade de Aveiro (Portugal)

Aerdna Beumont(SL), Andrea Silva (RL) (Fundap)
Bete Aya (SL), Elizabeth Gomes (RL): da Unisul, apresentou seu projeto de pesquisa que foi defendido em Banca, com a participação do professor Mattar.
Archanjo (SL): apresentou seus projetos no SL.



Em Reflexões irei postar comentário sobre o evento.












Nenhum comentário:

Postar um comentário